7 de outubro de 2015

A CORAGEM QUE ME FALTA...





- Tais Luso 

             Beleza  nas Rochas da Califórnia, Noruega, China, Málaga, Irlanda e  Zimbabwe.  

Não sei muito bem a razão, mas quanto mais a natureza se mostra bela e perigosa, mais atraente fica aos olhos e desejos humanos. E mais afoitos e destemidos aparecem. Proliferam. Fico a imaginar eu lá,  nesses belíssimos lugares, mas na base do equilíbrio, com o estômago embrulhado, desafiando minhas vertigens e batendo uma fotinho básica para mostrar pros filhos. To fora; me sentiria como se estivesse fazendo parte daquelas 21 cacetadas do Domingão do Faustão, onde todos sabem do perigo, está mais do que na cara o que vai acontecer, mas ninguém quer parar para pensar. E gente de todas as idades esfacelando-se pelo chão. Quebrados. E surpresos, o que surpreende...

Jamais visitaria essas maravilhas nas alturas, ou algo construído com  piso de vidro, como o Grand Canyon Skywalk ou elevadores de mirantes espalhados pelo mundo. Não teria como provar minha coragem. Coragem é o que me falta nesse tipo de aventura.

Mas deixo aqui parte do nosso planeta, lindo e desafiador. Vale a pena pela beleza e pelo espanto de ver do que os 'mano' são capazes - coisas que até Deus duvida.

A foto acima Half Dome é uma cordilheira na Serra Nevada / Califórnia, no parque Yosemite. Sua altura é de 2.694 metros. A beleza deve ser fantástica, mas parece que não é muito confortável... Não tenho dúvidas que eu morreria congelada, na mesma posição do cidadão lá. Não moveria um dedo para não perder o equilíbrio e jamais conseguiria pedir socorro, pois a voz sumiria. Terror é coisa triste. Mas existem corajosos para outras coisas, ainda bem.


1 - Trolltungao maravilhoso mirante natural na Noruegarecebe milhares de visitantes entre junho e setembro, os 4 meses de verão. Está a 700 metros de altura e não tem proteção, para não lhe tirar a beleza natural. O lago chama-se Ringedalsvatnet em Odda.


2 – Monte Huashan, na China. Também conhecida por Caminhos da Fé ( bota fé nisso ). Em cima, há uma casa de chá considerada a melhor do mundo. O caminho é único, torna-se meio complicado quando alguém está indo e outro voltando, em certo trecho. Faz parte desse caminho várias etapas em madeira, granito e vidro. Contudo, é aterrorizante, sua altura média é de 2100 metros de altura na parte mais profunda.



3 – A Rocha KjeragboltenNoruega, com 1084 metros de altura fica a tradicional e conhecida 'pedra arredondada', perfeitamente encaixada em uma fenda da montanha. Dá pra ver que a maré não tá pra peixe...



4 – El Caminito del Rey, construído num desfiladeira de 3 quilômetros, dentro do canyon Gaitanes Gorge, dependurada há 300 metros de altura. O Caminito iniciou-se em 1901 para ligar as hidroelétricas do Chorro e Gaitanejo, Málaga-Espanha, a fim de permitir o transporte do material. O nome foi dado devido a inauguração pelo rei Afonso XIII. Está restaurada após 15 anos. Uma das trilhas mais assustadoras, mas satisfaz os amantes de adrenalina.


5 Victoria falls, fica em Zimbabwe. Seu barulho pode ser ouvido a 40 quilômetros. Sua profundidade é de 100 metros, a névoa sobe a 400 metros. Patrimônio da Humanidade / Unesco, como a maior queda d'água do mundo, com 1708 metros de extensão. Olhem os 3 homenzinhos lá em cima...Dá pra ver nossas forças diante do poder da natureza!


6 - Montanha Lions Head- Cidade do Cabo / África do Sul. Seu pico fica a 669 metros.


7 – Preikestolen, com 604 metros de altura e o topo 25 X 25 metros. A visão magnífica do Fiorde de Lyse enche os olhos do visitante. Foi classificado como uma das mais espetaculares vistas do mundo e declarado como Patrimônio da Humanidade pela Unesco.



Cruzes... e o capacete?


Variedades: Beleza nas Montanhas



21 comentários:

  1. Mama mia Taís
    Nem que não tivesse labirintite daria o ar da minha graça.Medrosa eu??? kkkk
    Beijos querida
    minicontista

    ResponderExcluir
  2. "Ter coragem é, sobretudo, ter certeza de que a fascinante aventura da vida não perderá os seus mais atrevidos e sedutores momentos". Mesmo que este seja a beira de um precipicio ou até mesmo num descampado paredão de 700 metros...
    Mamai mia Tais!
    Amei a postagem seguida das lindas gravuras...
    bj de carinho

    ResponderExcluir
  3. Soneto-acróstico
    À prudência

    É assim, os dois pés colocados no chão
    Sem essa desses desafios ditos radicais
    E foi assim pois que se faz a perpetuação
    Meio que só feijão com arroz e nada mais.

    A história da humanidade repleta de ação
    Diz que pusilanimidade de nossos iguais
    Redimiu o que não encaravam algum leão
    Eles sobreviviam e tornavam-se bons pais.

    Nada deveras impele o homem ao perigo
    A ele cabe preservar aquela saudável vida
    Longe de feras, abismos e fogo, lhe digo.

    Insista em perpetuar-se. ó minha querida
    Não despreze a prudência tipo, nem ligo!
    Apenas siga com cuidado não seja suicida.

    ResponderExcluir
  4. Há coisas lindas pra ver,mas não me imagino circulando por elas assim.;... Morro de medo! bjs, chica

    ResponderExcluir
  5. Bom dia Taís
    A minha coragem para se aventurar nestes loucos desafios fica aqui ao admirar as belas fotos
    O meu espirito aventureiro prefere atividades em locais mais serenos onde a minha mente possa descanar.
    Tenha um ótimo dia
    Beijos

    ResponderExcluir
  6. Se me estrecha el corazón de tan solo verlo.
    Preciosos lugares de los que hay que admirar.
    Saludos.

    ResponderExcluir
  7. Anônimo11:46

    Se me hace trizas el corazón de miedo....es maravilloso!!! que deseo de tener el valor aunque sea para disfrutar de uno de ellos....si me subo a un árbol (cuando podía) gozo...,como será apreciar la naturaleza desde esos extremos.....
    Muy hermosos lugares , gracias por compartirlos Tal
    Fuerte abrazo

    ResponderExcluir
  8. Minha nossa, Tais! Eu sinto calafrio só de olhar!
    E se depender de mim, essas maravilhas nunca serão visitadas! Só de longe ou através destas belíssimas fotos mesmo! rs
    Beijão!
    Mariangela

    ResponderExcluir
  9. OI TAIS!
    ME DEU MEDO SÓ DE OLHAR, NÃO SOU CORAJOSA, ADRENALINA ZERO, E PAVOR MIL, ENTÃO, PARA MIM SÓ POR FOTO MESMO, EMBORA TENHA DE DIZER QUE O POST ESTÁ MARAVILHOSO POIS, OS LUGARES SÃO EXUBERANTES E NÃO HÁ COMO NÃO ADMIRAR E EXALTAR A PRODIGALIDADE DA NATUREZA.
    ABRÇS
    -http://zilanicelia.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  10. Acho exibicionismo desses caras. Tanta gente esperando um rim, lutando pela vida nalgum hospital e eles assim, abusando da sorte. Quer escalar o Everest, pega um helicóptero que subira mais rápido e com segurança. Vez em quando tem um morrendo congelado, despencando de uma corda esticada sobre o abismo. Entendo não, rs. Beijos, Tais.

    ResponderExcluir
  11. Impressionante estas fotografias e não à duvida é preciso mesmo muita coragem.
    Um abraço e um bom fim de semana.

    ResponderExcluir
  12. Las imágenes son preciosas y muy impactantes, solo con verlas el corazón se encoge…

    Un cálido saludo

    ResponderExcluir
  13. Bom dia Tais!
    Voltei aqui para me aventurar ao alto da suas lindas e belas postagens, deixando-te um bj de carinho, que vcs tenha um belo e abençoado final de semana linda.

    ResponderExcluir
  14. Olá Tais,

    Este tipo de coragem também me falta. Somente corro riscos necessários. Viver perigosamente não é comigo. Só de olhar as imagens já senti arrepios. Há pessoas que amam esportes radicais e passeios que mexem com as emoções. Outras até abusam da sorte. Prefiro admirar e fotografar. A natureza é absolutamente fantástica e fascinante.
    Imagens incríveis.
    Adorei o passeio, já que o fiz sentadinha por aqui, à espera do meu voo de retorno a BH. Aproveitei mais uma semana junto ao mar.

    Otimo final de semana.

    Beijo.

    ResponderExcluir
  15. UFFFF QUÉ VÉRTIGO!!!
    ABRAZOS

    ResponderExcluir
  16. Sinceramente, prefiro conhecer o mundo a partir dos livros que leio. Espírito aventureiro, pelo menos nesta encarnação, é zero. Da vertigem só de olhar para essas fotos. Achei a última foto a mais interessante e fiquei me perguntando para quê um capacete em um percurso daqueles, não seria melhor um paraquedas?

    ResponderExcluir
  17. Taisinha, excelente esta tua postagem, com fotos de lugares belíssimos (e perigosos), de algumas partes do mundo.
    Também gostei da tua ótima crônica (A CORAGEM QUE ME FALTA...); concordo contigo em gênero e grau.
    Beijinho, daqui do escritório ao lado.

    ResponderExcluir
  18. Boa tarde, Tais, sabe seu texto mexe com o medo que temos . Eu tenho medo de altura, mas ainda quero voar de asa delta rssssssssssss faz muitos anos que penso nisso, meus filhos riem de mim, pois os anos estão passando e não sei se vou conseguir realizar este sonho maluco. As fotos postadas por você só mostra o quanto temos de beleza espalhadas pelo mundo.A coragem é para poucos, pois eu penso que isso é arriscar a vida, obra sagrada de Deus. Beijos!

    ResponderExcluir
  19. Há realmente pessoas muito corajosas e aventureiras, eu não era capaz de fazer nada do que aqui vi.
    Excelente post.
    Beijinhos
    Maria

    ResponderExcluir
  20. Acho tudo muito lindo e muito interessante, mas não gosto de riscos...Meus tempos de adrenalina já foram...ficaram lá para trás...kkkkkkkkkkk

    Bjussssss
    http://marciagrega.blogspot.com.br/2015/10/vejamos-o-lado-bom-da-vida.html

    ResponderExcluir
  21. Taís, você caprichou na escolha (kkk). Essas imagens quero apenas apreciar, sem estar nos lugares fotografados. Andam fazendo loucuras por aí e nem chego perto. Dizem que os homens sentem atração pelo fogo e pelo abismos. A minha é satisfeita só com as fotos de terceiros. Deus me livre!!!!!! Bjs.

    ResponderExcluir


Muito obrigada pelo seu comentário
Abraços a todos
Taís