25 de maio de 2012

MAESTRO JOÃO CARLOS MARTINS


-Tais Luso de Carvalho

muito tempo que eu não tinha um sentimento de admiração por alguém na esfera pública. Talvez por descrença, talvez por tanta corrupção que presenciamos, talvez porque meu ídolo tinha os pés de barro. Existem pessoas que se destacam; mas poucos são os que podem se tornar uma referência para  nossa sociedade. João Carlos Martins sensibiliza pela sua bondade, pela sua garra, pela sua superação e pelo seu amor à música: sim, o Maestro foi o maior intérprete de Johann Sebastian Bach - quando podia ainda tocar.

É necessário que tenhamos alguém que sirva como referência para tantos tropeços e desânimos, já que muitas vezes precisamos de forças que emanam do meio em que vivemos; precisamos de alguém que sirva como exemplo em meio a tanta discórdia e a tanta corrupção; precisamos de alguém que lidere e trabalhe com meninos de favelas e mostre ao país e aos governantes que quando se quer, se faz.

Palavras, diriam pouco desse maestro: ele é um exemplo de persistência, de superação, de ética e de trabalho. Tive de segurar as lágrimas ao vê-lo em entrevistas tocar o Hino Nacional com suas abençoadas mãos que teimam em seguir tocando. Parece que cada nota é uma súplica!

Não quero falar muito de sua obra - já tão conhecida. Porém deixo registrado aqui que o maestro tocou com as maiores orquestras americanas e européias, tais como Boston Symphony, Los Angeles Philharmonic, Royal Philharmonic, Cleveland Symphony, Pittsburgh Symphony, entre outras. Porém, quero  falar  do maestro como Ser Humano.

Pois bem, no apogeu de sua carreira é que começou o outro lado de sua história. Ao machucar-se num jogo de bola, uma pedrinha entrou em seu braço, perto do cotovelo, rompendo um nervo. Após muita fisioterapia e força de vontade, foi em frente. Continuou sua jornada adaptando-se a uma nova maneira de tocar piano, superando todos os entraves. Tocou para uma grande platéia no Carnegie Hall. E daí pra frente gravou a obra completa de Bach. Porém suas mãos foram atingidas pela LER - lesão por esforço repetitivo -, fazendo com que o pianista interrompesse novamente sua arte.

Com muito treino retomou: continuou a tocar com o mesmo desempenho de antes. Porém, ao sair de um estúdio em Sofia / Bulgária - foi assaltado. Ao reagir foi atingido na cabeça, com uma barra de ferro e sofreu uma lesão cerebral que o tirou dos palcos por oito meses. Sua recuperação não foi boa: o lado direito de seu corpo ficou comprometido. Após esse fato, onde danos e dores intensas se faziam presentes, a alternativa dos médicos, quanto à saúde do maestro, só se resolveria se fosse feita uma cirurgia que cortasse o nervo da mão direita. E foi feita, após um concerto de despedida.

Mas a música continuou sendo a companheira do mestre: passou a tocar apenas com a mão esquerda, aquela em que havia dado o problema com a pedrinha. E, nesta mão, não tardou para que surgisse um tumor, devido ao uso excessivo. E o Maestro veio a perder também os movimentos da mão esquerda. Dissera ao seu cirurgião que embora perdesse os movimentos das mãos, jamais perderia a música!

Após, com a humildade dos sábios foi estudar regência: mesmo não conseguindo usar as mãos para segurar a batuta e nem virar a partitura conseguiu superar-se de uma maneira mais emocionante: hoje decora todas as partituras e rege com o coração.

Ao vê-lo tocar o Hino Nacional - a nota principal foi uma lágrima sofrida de luta  e de superação, escorrendo pelo seu rosto. Por onde passa deixa uma nota de esperança e perseverança. Não  admiraria alguém que levantasse as massas com discursos falsos: quero ter admiração por alguém que mostre obstinação por algo lindo – como a música clássica – mas que sua luta seja silenciosa. De uma maneira ou outra a gente acaba percebendo quando alguém nos dá uma lição de vida.

No mês passado operou novamente uma das mãos e já correu para o piano! Que fique para nossa sociedade e para o mundo o exemplo de um Ser Humano que só temos de admirar. Este vai ficar na nossa história - não tenho dúvidas. E que bom que é um de nós...  Um brasileiro que aparece pela sua grandeza. Aliás, como estamos precisando disso...
Deixo aqui  meu agradecimento e minha admiração ao maestro João Carlos Martins.


----//----

29 comentários:

  1. Fantastico, invejavel e emocionante. bjx

    RF

    ResponderExcluir
  2. Anônimo15:55

    Tais, acabei de assistir a uma palestra do maestro Martins. Fiquei muito emocionado e, pesquisando sobre sua vida, acabei lendo suas palavras de admiração pelo maestro. É justamente o que gostaria de ter falado ou escrito. Encontrei alguém para admirar e respeitar. Somos tão carentes de personalidades públicas Respeitáveis (com R maiúsculo) que senti-me aliviado em encontrá-lo. Bom para nós.
    charles.caldas@tst.gov.br

    ResponderExcluir
  3. Anônimo03:02

    Taís,
    O seupost é de uma sensibilidade impressionante.
    Realmente, o maestro é um ser humano sem igual, não tem máscaras e graças a isso consegue passar a sua mensagem com toda a sua sinceridade. Não há demagogias nele.

    Nós da equipe de administração do fotoblog do maestr, estamos sempre de olho em tudo que é escrito sobre ele, e sua matéria nos chamou a atenção.
    Ficamos agradecidos por sua sensibilidade e assim que puder visite o fotoblog do maestro. Apesar de ter a agenda apertada ele deixa, todas as semanas, uma mensagem para aqueles que acompanham a sua trajetória e que de alguma menira têm uma certa admiração.
    O endereço é:
    http://amusicavenceu.fotoblog.uol.com.br

    Se quiser se comunicar conosco, no e-mail é amusicavenceu@uol.com.br

    Abraços.

    ResponderExcluir
  4. Maravilhoso comentario!!!Tenho orgulho do Nosso Maestro, e fico feliz pelo reconhecimento. Parabens pela postagem, parabens ao maestro João carlos Martins, parabens ao Brasil por ter um filho tão especial e valoroso!

    ResponderExcluir
  5. e com muita alegria que tomei conhecimento da cirurgia do maestro joão cerlos martins e do exito da mesma parabens ao maestro e aos medicos

    ResponderExcluir
  6. muito bom encontrar espasso para podermos demonstrar nossos sentimentos com feitos estraordinario de avanços da ciência parabens

    ResponderExcluir
  7. Também vi na televisão a entrevista dele, achei-o corajoso e visionário, é um exemplo de vida. Homens assim aparecem a cada cem anos neste Brasil varonil, então temos que nos espelhar neles para estabelecer nossas condutas. Abraços e parabéns pela postagem, JAIR.

    ResponderExcluir
  8. Ele é um lindo e grande exemplo para todos.Sensacional e torço muito por ele sempre!! beijos,chica

    ResponderExcluir
  9. Comovente esta história de vida....
    Que força meu Deus....Merece andar
    por cá muito mais tempo, para dar estas lições de vida....Maravilhoso.
    Beijo

    ResponderExcluir
  10. Olá Taís, ele realmente é abençoado, e iluminado, demonstra uma força interior e uma paixão pela profissão fantástica superando todas as adversidades da saúde, sou fã tbém, ele é uma ótima inspiração, excelente texto vc escreveu! Bjoooooss

    ResponderExcluir
  11. Ah! Tais, parabéns! O maestro merece ser lembrado e reverenciado.Entrevistado recentemente pela Ana Maria Braga me levou às lágrimas.É um exemplo de persistência e de simplicidade com uma trajetória de luta pessoal e de amor a música clássica.Sou fã ardorosa.
    Felicidades! Bjs Eloah

    ResponderExcluir
  12. Taís, alguém aqui já disse: "homens assim aprecem raras vezes, é tão bom demonstrar o nosso orgulho por ser um brasileiro, por ser "um de nós"...e queremos esquecer os nossos políticos q nos entristecem; foste muito sensível ao escrever sobre o Maestro e Homem*...é para aplaudirmos, somos carentes sim de pessoas "personalidades honradas.
    Adoro te ler, tens uma maneira incomum de nos tocar com as palavras, "sempre!
    Beijo, da Mery;8
    Bom fim de semana pra ti.
    Muita Paz!

    ResponderExcluir
  13. Oi, voltei, porque penso que meu comentário não entrou. Admiro tanto esse Homem* o Maestro João C. Martins* e essa homenagem, as palavras que dedicaste a Ele*...me tocou, sabes.
    Me sinto "pequena diante dessa postagem, é sério.
    Se leres o meu último post, vais saber porque estou colocando isso aqui... "abertamente.
    Espero q entre esse meu comentário.
    Beijus / Mery*

    ResponderExcluir
  14. Exemplo de coragem, superação, garra e acima de tudo amor , mor a vida que mesmo com tants adversidades este herói transforma em grandes espetáculos alegres sem a menor sombra da tragédia.

    Lindo texto Taís.
    bjs e bom final de semana querida.

    ResponderExcluir
  15. Taís, nem tenho palavras, você disse tudo e de forma precisa!

    Beijos

    ResponderExcluir
  16. Olá amiga.Tudo bem?Muito bom esse maestro!!!Foi bom ver essa parte.Adorei bjssss

    ResponderExcluir
  17. Tais, também tenho acompanhado a trajetória do maestro e realmente é de tirar o chapéu o exemplo de vida, a garra, a perseverança e a superação desse herói brasileiro. A beleza de Deus resplandece admiravelmente em situações como essa. Parabéns pela ótima postagem.

    Abraços sempre afetuosos.

    Fábio.

    ResponderExcluir
  18. Tais, ele nos mostra uma real capacidade de superação. É digno de muitos aplausos e todas as homenagens. Sempre me emociono ao reler sua trajetória ou assistir alguma entrevista dele, bem como eventual apresentação. Tem um espirito iluminado porque, em minha pequenez, não sei como conseguiu superar tantas mazelas e como ainda o faz, de forma magnífica.
    Só posso gritar "bravo", para ele. E parabenizá-la pela homenagem.

    Bjs.

    ResponderExcluir
  19. Belíssima postagem!
    Maestro João Carlos Martins, exemplo de superação e dignidade.
    Bjs.

    ResponderExcluir
  20. Oi Tais,

    você acertou em cheio! Também sou uma admiradora do Maestro João Carlos Martins.
    Esse homem me renova a esperança de que ainda existem pessoas íntegras e incrivelmente apaixonadas pela vida!

    Lindo texto!

    Beijos

    Leila

    ResponderExcluir
  21. Parabéns Taís pela homenagem ao nosso João Carlos Martins!
    Que exemplo!
    Um grande abraço, Loyde manda um beijo

    ResponderExcluir
  22. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  23. Olá,Taís!!!

    Uma crônica fantástica!!!!
    Também me emocionei com a força e a superação deste maestro.Impossível ficar impassível!Quantos desistem ao menor obstáculo?!Ele é a prova de que quando realmente queremos algo o impossível não existe.
    Um exemplo de SER HUMANO.De superação.
    Beijos,querida!!
    Boa semana!

    ResponderExcluir
  24. Maravilhosa crônica Taís, como estamos precisando dessa coragem e desse orgulho de ser que nos prova o maestro que é possível, e que só eleva nossa estima, ele é um homem feliz e não é fácil para ele, um exemplo a ser lembrado e copiado. bjos, adorei te conhecer! Seja bem vinda!

    ResponderExcluir
  25. Olá!
    Que lugar delicioso de passear, aprender e emocionar, vou voltar com certeza para beber de tudo de belo que aqui há.
    Tenho comigo que o Maestro João Carlos Martins é um exemplo das Bem Aventuranças de jesus, ele é bem tudo que está ali contido naquele discurso maravilhoso de Jesus.
    Agradeço sua visita e um beijo em seu coração.

    ResponderExcluir
  26. Ah, amiga!!

    Esse músico é singular.
    Sigo-o em todas as entrevistas, e ele me emociona demais!!!

    Sinto-me privilegiada por ser contemporânea dele. Por ser fã, em tempo real.

    Bela postagem!!

    Beijos.

    ResponderExcluir
  27. Anônimo12:08

    Olá meus queridos, Graça e Paz.
    Parabéns pelo blog muinto edificante. Como sempre tenho dito; crescemos quando lemos, quando compartilhamos e que aprendemos. Aprendendo uns com os
    outros crescemos na graça e conhecimento.
    Aproveito a oportunidade para compartilhar também o nosso blog. Notícias, Eventos, Músicas, reflexões e tudo que move o meio gospel.
    Ficaremos felizes por vossa visita e mais ainda se nos seguir-nos.
    Deus continue lhe abençoando Ricamente
    Josiel Dias
    Mensagem Edificante para alma
    http://josiel-dias.blogspot.com.br
    Rio de Janeiro

    ResponderExcluir
  28. Existem fatos inexplicáveis, porém o que se está predestinado, não tem como não aflorar, ele precisa da música e a música precisa dele acredito que haja um atrelamento harmônico entre os dois.
    Isso é o que podemos chamar de O fenômeno da superação.
    Ele é e será sempre uma figura singular dentro da ‘Arte Musical.
    Lindo Tais!
    Beijos!
    Izildinha

    ResponderExcluir
  29. Hoje eu tive o prazer de assistir o Maestro regendo e tocando o piano com sua orquestra maravilhosa, como Deus abençoa o homem e lhe dá forças para nunca desistir dos seus sonhos , que o Senhor possa lhe conceder muitos anos de vida para mostrar ao mundo que quem crê vai longe , muito que além do que possa imaginar .

    Jorge Luiz
    Facebook levitascpal@hotmail.com

    ResponderExcluir


Muito obrigada pelo seu comentário
Abraços a todos
Taís