5 de janeiro de 2014

PORTO ALEGRE - MEU RIO GRANDE DO SUL





          - Tais Luso de Carvalho

Hoje acordei em surto: surto de amor. Sonhei com minha cidade, sonhei com meu Estado, seus campos, as belezas de nossa Serra. Sonhei com tudo isso e sinto não ser poeta. Gostaria de devolver com belas palavras o que recebi, o que vivi nesse rincão que me acolheu, que me embalou, que me faz feliz e me deu um chão para formar a minha família. Gostaria de homenageá-la em versos certos, no ritmo e espaços perfeitos.

Mas me conformo, uma vez que Porto Alegre já é poesia. Não é grande e nem pequena, está na medida certa. Aqui fui crescendo e descobrindo como é bom sair, navegar por outras terras e voltar pro aconchego. Poder ver as placas demarcando os limites das coxilhas e a sinalização do Estado indicando que pisamos em solo gaúcho – é pura emoção. Uns dizem que somos bairristas, outros dizem que somos orgulhosos. Bobagem, eu diria é que demonstramos e deixamos transbordar um amor sem limites pelas nossas raízes: nossa cultura, nossas tradições, nossa arquitetura, pelo chimarrão, pelo churrasco, pelas nossas canções, pela nossa gente. Apenas isso; é um apego que não sabemos contar. Um apego com identidade –, mas sem maldade.

Quando saímos carregamos o Rio Grande como porta-estandarte. O fato de compararmos outros parques com o nosso parque Farroupilha; outro rio, com o nosso rio Guaíba; qualquer pôr do sol com o nosso; não fazemos por mal, é apenas um amor que não sai da retina nem do coração. Talvez seja a saudade da volta, do reencontro.

Mario Quintana cantava melhor do que ninguém o perfil de Porto Alegre: traçava O Mapa de nossas ruas e na Rua dos Cataventos cantava as agonias, os sentimentos, descobertas e o tempo que só avança, seguido de suas utopias e inúmeras filosofias.

Porto Alegre é um dos meus encantos: faz parte do roteiro dos meus sonhos. 




































Estádio do Grêmio

Estádio do Internacional - Beira Rio







39 comentários:

  1. Justa homenagem, amiga Taís. Nossa terra, nosso estado, nossa cidade, estão dentro do nosso coração. Porto Alegre é linda demais! Eu sempre digo àqueles que não valorizam, que até fazem pouco caso das belezas desta cidade, se, por ventura, eles não houvessem nascido aqui e vissem na tv ou em qualquer canal midiático, as imagens de Porto Alegre, diriam, que cidade linda.
    Um abraço. Tenhas uma linda semana e um lindo e maravilhoso 2014.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, Dilmar, você é gaúcho e entende bem esse amor à nossa terra, às nossas tradições. Pena nossa POA não ser melhor cuidada, falta mais carinho!
      Abraços, amigo, e muito obrigada pela sua gentil visita.

      Excluir
  2. Limerique

    Sim, é bom saber que existe conforto
    Toda vez que voltamos já meio tortos
    Cansados de longa jornada
    Exaustos de tanta estrada
    E ancoramos livres no Alegre Porto.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Jair, você não imagina como é bom cruzar a fronteira!! Lembro de meus filhos, ainda pequenos, fazíamos uma bagunça dentro do carro! Um 'viva' saia do fundo da alma!
      Obrigada pelo carinho de sua visita.

      Excluir
  3. Eu não sou poeta e sou até bastante pragmática. conheço o Rio de Janeiro, Angra dos Reis, Araruama, Saquareme, Teresópolis, Petrópolis e a luxuriante e magnífica paisagem , quer desejo poder voltar a captar com uma câmara a sério.
    Olhando suas fotos, me derreto, me reviro, estonteio, deliro.... se eu adorei o que vi vai para 20 anos, este mundo novo eu quero ver antes de ao pó tornar.
    Para já tenho o vislumbre magnífico das fotos que publicou.
    Bem haja.
    Um beijo dfa D. Um exlcelente 2014.

    http://acontarvindodoceu.blogspot.pt/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, MD, fico feliz que as fotos estejam fazendo sucesso. Minha vontade é de postar muito mais! Adorei o seu comentário, muito obrigada. E um lindo 2014, também.

      Excluir
  4. Oi Thais, estive em Porto Alegre em outubro para o festival de contadores de história na Casa de Cultura Mario Quintana, e confesso passei 3 dias em Porto Alegre e amei a cidade. Linda mesmo, Beijos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigada, Rute. Que bom ouvir isso!
      Meu carinho, querida!

      Excluir
  5. Oi tais,

    o seu texto está muito bom, reflete perfeitamente seus sentimentos pela cidade. Mas as fotos... estão ótimas! Para mim que não conheço, só aumentou a minha vontade.
    Gosto de porto Alegre desde Kleiton e Kledir, daí podes imaginar... Sonhei muito ir pra Porto Alegre e tchau... rsrs
    Grande abraço

    Leila

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. rss, você conhece bem a canção! Como disse para a MD, a vontade é de postar muito mais. A escolha foi a 'dedo', mas faltou muuuuito!!!
      Beijo, obrigada pelo carinho da visita.

      Excluir
  6. Muito bem cantada a linda Porto Alegre!
    Quem disse que você não é poeta?
    Um grande abraço de todos do atelier, Loyde manda um beijo

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Antonio, minha filha quando pequena (e bota tempo nisso), dizia uma frase que nunca esqueci, ao mostrar seu amor e orgulho pela cidade: "...Mãe, to com dor de amor!"
      Obrigada, Mestre Antonio, um beijo na Loyde, também!

      Excluir
  7. Tais,
    Quem disse que não escreveste uma linda poesia a essa terra que ama? Não foi um poema, mas uma prosa tão cheia de poesia que encanta quem lê. E as fotos são tão lindas que dá vontade de estar lá nesse momento.
    Linda poesia [sem versos] mas com todo encanto do poeta que sente a nostalgia que derrama a alma.
    bjkas doces

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Querida Marly, o que farei com esse teu comentário tão generoso e tão bonito?
      Só posso te agradecer e enviar todo o meu carinho e meu apreço! E cada vez mais contente por ter acertado nas fotos e mostrar um pouquinho de Porto Alegre e do RS.
      Beijos, amiga.

      Excluir
  8. Tais, tu tens poesia nos olhos, no coração, saindo pelos poros e por todos os lados...Tua “Porto”, tão segura de si, só pode ser “Alegre”, e abrolhar e abrigar pessoas tão felizes, tão brasileiras, que chegam a ser referência de polidez, educação,pois onde há amor,compromisso com a preservação da cultura,não tem como brotar outra coisa...
    Estou aqui surpresa, tanto com essa “crônica poética”, como com as “imagens “que são de fazer prender o fôlego.
    De joelhos!
    Izildinha

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Nossa... fico muito contente de ouvir (ler) isso, e vindo de você. De você que tem a sensibilidade à flor da pele. Estou realmente feliz em apresentar Porto Alegre a muitas pessoas que não a conhecem e receber os elogios que são pra ela.
      Querida amiga, muito obrigada. Adoro sua surpresa de 'pintar' por aqui.
      Meu carinho!

      Excluir
  9. Querida Tais, gracias por este comienzo del 2014. No tengo la suerte de conocer tu país, pero te agradezco el regalo que me has hecho de Porto Alegre, su cultura y tradiciones.

    Gracias amiga por esa bella presentación y por esas bellas imágenes. Comprendo te llene de orgullo pertenecer a ese lugar del planeta tierra.

    Felicidades por las fotos.

    Un fuerte abrazo

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sabe, querida Amelia. há muito tempo estou para homenagear minha cidade, mas parece que aguardava ter um surto, uma explosão de amor por ela. Posso lhe dizer que foi a postagem que mais gostei de todas que fiz. Talvez porque as nossas raízes gritam muito alto.
      Estou contente que tenha gostado.
      Grande abraço!
      Meu carinho.

      Excluir
  10. Tais

    Ao seu texto chamo de "ver com os olhos do coração".A cidade é linda e não a imaginava com tanta luz e cor.Podemos ver tantas fotos de cidades lindas mas ,quando a descrição nos é dada por alguém que a conhece desde sempre, há sempre um ponto de vista diferente e é este seu "olhar" que deixa um encanto em tudo o que escreve.
    Um ótimo 2014
    Abraço
    Nélia

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Querida Nélia, muito obrigada por seu comentário, você sempre é muito gentil e sensível. Também aproveito para lhe enviar um grande abraço e o desejo de um ótimo 2014.
      Com carinho.

      Excluir
  11. Eu sou um sentimentalão e sei reconhecer as coisas belas.Sempre admirei quem defende as suas raízes.....Eu acho que é um orgulho enorme , mostra de maturidade e um total domínio da liberdade...,pois é falar de coisas belas e que tanto nos dizem...
    ...Porto Alegre...,deve ser uma visita de sonho...

    Um 2014 mais solidário entre os Povos....
    Um abraço

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, Andrade! Pois é, querido amigo, você tem alma de artista, portanto sensibilidade é o que não lhe falta. Ontem vi um documentário sobre Portugal e lembrei de você e dos amigos portugueses: que belo país, tenho um carinho especial por Portugal. E como não teria se meus bisavós vieram daí?? Um pedacinho é nosso... e o Brasil também é de vocês.
      Beijos, obrigada por sua presença!

      Excluir
  12. Não conheço Porto Alegre, mas sei ser uma linda e ótima cidade para se viver. Os elogios são frequentes, por parte de quem aí reside ou passeia. Esse amor à terra é alimentado, creio eu, por todos os brasileiros. Vemos, algumas vezes, o povo sofrido de algumas regiões, manter firme seus pés onde criaram raízes. Você não precisou de versos para cantar a cidade que ama, eis que sua crônica já é, por si só, poética. Bjs.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Marilene, creio que a maioria das pessoas tem apego às suas raízes, e quando fora sempre sonham com a volta. Porém uns demonstram mais, são mais escrachados, mesmo que a medida seja a mesma.
      Obrigada pelo carinho do sua visita.Gosto muito de sua presença aqui.
      Beijos!!

      Excluir
  13. A nossa Poa tem cantinhos lindos e tantas coisas que desgosto nela! beijos praianos,chica

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Chica, tudo que nos cerca tem seus lados positivos e negativos; mas as nossas raízes são fortes! São nosso elo com a terra. O Porto que desembarcamos para a vida.
      Beijo!

      Excluir
  14. Não conheço seu estado e nem cidade, mas meus olhos ficaram marejados só de ler. Quanta paixão!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, Diego, muito obrigada e, bem-vindo ao blog!
      Volte sempre.

      Excluir
  15. Belas paisagens! Sempre tive vontade de conhecer teu estado, Tais. Ver a neve. rs...

    http://apoesiaestamorrendo.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Então bem-vindo à Gramado, Canela, Bento Gonçalves, Nova Petrópolis e toda a grande Serra Gaúcha! E aproveite para comer um churrasco, tomar chimarrão, visitar um CTG, andar a cavalo e um milhão de atrações. Ah... e não esqueça de ir num café colonial! Loucura. rs
      Beijos

      Excluir
  16. Tuas palavras deram conta de carregar teus sentimentos e encantamento, Tais.
    Porto Alegre é muito bonita, acolhedora e encanta mesmo, nas diversas vezes em que explorei seus recantos me senti em casa. Aliás, justiça seja feita, o Rio Grande do Sul é apaixonante, e eu tenho há anos uma "história de amor" com pessoas e lugares, ao ponto de sentir-me um pouco gaúcha de coração...
    Não foram necessários versos para rimar com teu coração, bastaram as palavras certas e as imagens lindissimas!
    Beijos com saudade de ti!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Denise, você é a delicadeza em pessoa! Sei de seu carinho pelo RGS e fico muito contente. Quem ama fica feliz quando vê o mesmo, portanto fico feliz em saber de sua admiração.
      Obrigada, querida, meu carinho pra você!
      Beijo!

      Excluir
  17. Sua cidade é linda, Tais. Estive aí, ano passado, mais ou menos nesta época, a caminho de Gramado. Comi bem, me diverti bastante. O bom no Brasil é a sua diversidade de cultura. Sou de Minas e lá também tem suas iguarias. O melhor pão do mundo, o pão de queijo, por exemplo. Beijos e acho que não tinha passado aqui para desejar um feliz 2014. Ainda é tempo, não é? :)

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Rovênia, mas um país desse tamanho só pode ser assim! Conheço a fama de seu Estado - Minas Gerais, embora não o conheça. Esse Brasil é lindo, curioso e amado apesar de mal governado. Também lhe desejo um ótimo 2014! Sempre é tempo!
      Meu carinho pra você, valeu!

      Excluir
  18. Olá Tais!
    Espero que esteja tudo bem consigo. Por sorte hoje vim conhecer um pouco do seu Brasil, mais concretamente o Rio Grande do Sul e a cidade de Porto Alegre. Fiquei maravilhada com as fotos, não imaginava a sua cidade tão monumental! Naturalmente que todos ficamos ligados ao local onde nascemos e crescemos mas no seu caso, pelo que me foi dado ver é realmente de estar orgulhosa!
    Ainda estamos em Janeiro e desejo-lhe um bom ano de 2014! Para seu marido também...li o poema aqui publicado e aproveito para dizer que gostei sinceramente. Parabéns a ambos!
    Um abraço.
    M. Emília

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Tudo ótimo por aqui, Emilia e fico contente de lhe mostrar um pouquinho de minha cidade.
      Também lhe desejo um ótimo 2014, com paz, alegria e saúde.
      Meu marido agradece suas palavras, você é sempre muito gentil.
      Grande abraço pra você e muito sucesso, sempre!

      Excluir
  19. Meu Deus mas que cidade linda! Me deu uma imensa vontade de conhecer, Deve ser realmente uma cidade maravilhosa para se viver! Parabéns ... beijo.
    http://www.ficarbem.com/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, Leny, obrigada por gostar! Adoro viver aqui.
      Acompanho seus blogs, gosto de saber sobre o Japão, acho que já lhe disse isso.
      Um beijo e volte sempre!

      Excluir
  20. Que lindo amiga, como você escreve bem!! 👏🏻👏🏻👏🏻
    Amo o Rio Grande do Sul começando com a linda "POA" e seguindo para a Serra Gaúcha.
    Vi as fotos e lembrei do Canyon, Aparados... fui com meu marido e não postei até hoje!
    Deu muita saudade de tudo isso aí!
    Beijos,
    Deus abençoe.

    ResponderExcluir


Muito obrigada pelo seu comentário
Abraços a todos
Taís