3 de abril de 2011

COISAS DE TURISTAS

 

Coisas de turistas


                - Taís Luso de Carvalho   

Sem dúvida que conhecemos um turista de longe: um ser deslumbrado, feliz, vestindo um bermudão ou abrigo, tênis, camisa solta, celular a postos, rindo não sei de quê e clicando tudo. O nosso lado de turista é cômico: meu pai fotografou minha mãe de braço dado com o soldado da Casa Rosada (Sede do Governo da Argentina). Achei cômico aquilo! Não acreditei, mas quando vi, já era tarde! Acho que ela pensou que turista podia tudo! Sorte que o soldado foi simpático e aceitou a brincadeira.

Há anos, que a cada cidade que eu visitava, fazia planos para morar. Sonhava com uma casa romântica naquele tal lugar. Até hoje meu pessoal não esquece daquilo, não é de agora, amigos, isso aconteceu há dezenas de anos, mas meu pessoal continua a falar daquilo, daquela minha ansiedade misturada com sonhos mil! Na verdade, eu acho que naquela idade o que eu queria era me mudar de planeta!

É próprio do turista pensar que só existem maravilhas na terra dos outros. O turista já sai do seu lugar de origem com uma ideia preconcebida: longe é que está o luxo, o exótico, o fantástico, a bela Arte, belas praias... Tudo para ser admirado!

Não existe turista que não se entupa com as pequenas lembranças do lugar por onde vai passando. Há muito tempo - nos meus 18 anos - viajei para a Europa. Quando vim de Paris trouxe  aqueles souvenirs do Louvre - uma imagem pequena do quadro da Mona Lisa - Leonardo da Vinci, e  uma réplica da Torre Eiffel que se desmontou pelo caminho. Deveria ter sido embrulhado com mais  proteção.

O mais hilário foi meu retrato de corpo inteiro, desenhado por um artista da praça de Montmartre. Trouxe com tanto entusiasmo que parecia que estava trazendo uma obra de Renoir! O turista não tem idade, ele baba sempre. E está no seu pleno direito, pois entrar num Louvre balança nossas emoções.

Certas coisas beiram o cômico, muitas pessoas trazem pedrinhas do Egito, folhinhas do Monte das Oliveiras, um punhado de grama da quadra de tênis de Wimbledon  e atitudes surreais que existem na cabeça de um autêntico turista. Eu trouxe quilos de inutilidades, hoje, só tenho as fotos.

Aos domingos, aqui em minha cidade, almoçamos em restaurantes nas imediações de um lindo parque da capital. Lugares aconchegantes, onde artistas expõem seus trabalhos, antiquários vendem suas belíssimas peças, cantores dão seu show na rua, os pets passeiam com seus donos, crianças felizes e muitos encontros de amigos, artistas e conhecidos. Se fosse em outro lugar, numa rota turística, seria algo fenomenal. No fundo todos somos iguais. Gostamos do desconhecido, gostamos de desbravar novos lugares.

Bem, mas em algum lugar eu quero chegar com esta crônica! É óbvio que é válido e gostoso viajar. Mas a gente tem uma mania fixa de valorizar a terra dos outros, e esquecemos que o lugar em que vivemos e que assentamos nossas raízes, também é maravilhoso. O triste é quando o homem coloca a mão e destrói tudo na ânsia de se abastecer. Naturalmente me emociono quando vejo o passado preservado.

O melhor de tudo é sentar numa praça movimentada e ficar observando as pessoas, o movimento da cidade, o pôr do sol na belíssima Orla do Guaíba os bares, o vem e vai do cotidiano. Vamos perceber que a vida das pessoas daqui, como as de outros lugares, se parecem muito.

Lembro do momento em que o avião que me trazia da Alemanha entrou em céu brasileiro: eu chorei; constatei a força das minhas raízes. Isso é muito forte.

Mas hoje, bem mais amadurecida, tenho minha cidade, minha Terra como o melhor lugar do mundo, e peço a ela mil anos de perdão se algum dia vacilei por seus encantos.








31 comentários:

  1. E o turismo prevê exatamente isto. Vendem um local comum como se fosse o local mais raro do mundo e, nós, com 18 anos ou não, podemos cair no momento, mas depois passa...
    Não há lugar melhor que a casa da gente!
    Um grande bj querida amiga

    ResponderExcluir
  2. Por que 'raios' ficamos boquiabertos em outros lugares? Porque viajando a gente "tira" o tempo para olhar e se encantar. Muito triste mesmo ter que sair para enxergar...
    Decidi: vou sair por AQUI e ver tudinho de novo...com certeza, as maravilhas estão bem aqui,debaixo do meu nariz...valeu o "toque"
    mil beijos

    ResponderExcluir
  3. Olá Taís, concordo contigo em tudo. Principalmente quando tu falas que a terra onde a gente vive é o melhor lugar do mundo. Bjs. Umdianocampo.blogspot.com

    ResponderExcluir
  4. Paga ou Vais a Pé

    Um turista pretende alugar um barco para dar um passeio pelo lago Tiberíades. Pergunta o preço à hora.
    — Mil euros — responde o empregado.
    — O quê?! Mil euros! Mas isso é incrivelmente caro! — insur-ge-se o turista.
    — Não se esqueça de que este não é um lago qualquer. O senhor está no Tiberíades, o lago que o próprio Jesus Cristo atravessou a pé.
    — Não me espanta nada! Com estes preços!

    Abraço.

    ResponderExcluir
  5. Olá Taís,
    sou obrigado a te bajular mais uma vez. Mas também quem manda você escrever tão bem?
    Amei a crônica!!! E digo a você que eu moro num lugar lindo, trabalho na cidade maravilhosa...Ainda vou passear na serra gaúcha. Sei que é linda e se come bem...Mas não comprarei nada de bugigangas (já fiz isso e depois me livrei de tudo)
    Beijos meus e de Loyde

    ResponderExcluir
  6. Olá Taís
    Tive um tio que quando se aproximavam as férias e via o nosso entusiasmo quando íamos viajar nos dizia: - porque que não ficam por aí a descansar sossegadamente? As pessoas são todas iguais! As terras são todas iguais!
    Claro que eu não concordava com ele e continuo a não concordar. É certo que o ser humano é igual no mundo inteiro: nascemos da mesma forma, temos as mesmas necessidades, somos seres frágeis e vamos ter todos, o mesmo fim. Mas tirando esses aspectos básicos, que é comum a toda a humanidade, no resto, nos outros planos, somos todos diferentes, com milhares de culturas diferentes no mundo e as terras também são diferentes, são o reflexo cultural de cada povo.
    Concordo completamente quando diz: que muitas vezes, nós visitamos outras terras e ficamos fascinados, com essas terras, mas esquecemo-nos de apreciar a nossa cidade a nossa terra.
    Mas eu acho que isso faz parte do espírito do “Turista” um certo teatrinho que o período de férias nos faz transcender.
    um abraço

    ResponderExcluir
  7. Anônimo20:27

    Desse tipim mesmo Taís. Rsrsrs
    E o pior é comprar as bugingangas de feirinhas e depois pagar excesso de bagagem, sendo que na sua cidade está entupida das mesmas coisas. Sabemos que camelódromo é igual em toda parte, mas quando vemos outra pessoa portando ou usando a mesma porcaria que a gente, temos a opção de dizer que "o meu foi comprado em tal lugar." Ou seja, o meu não é tão fuleiro.
    Adorei seus textos! Seguir-te-ei.

    ResponderExcluir
  8. Poxa,Taís... Me vejo obrigado a confessar que sou um turista ridículo. Aqui em casa tenho, por exemplo, dezenas daquelas garrafinhas de areia colorida típicas de... de... bom, de todo o lugar, né?

    Tenho também umas 5, 6 daquelas baianas típicas da Bahia (e do Nordente todo, certo?).

    Barquinhos com inscrições? Uns 8.
    Imãs de geladeira de "Lembrança de..." - 15
    Além disso tenho pratos e quadros típicos Deus sabe de que lugar...

    Deixa eu começar a fazer "uns pacotes" para a Europa! Ah, aí sim! Vou ter que alugar um galpão.

    Enfim, não me falta nada. Só a camisa florida.

    bjo
    Cesar

    ResponderExcluir
  9. o outro é sempre pior e mais defeituoso que nós. Mas com referência a lugares, o do outro é sempre mais "tudo" de bom que o nosso. Vai entender cabeça de gente.
    As lembrancinhas...prova de nossa superioridade sobre o outro. sim, pois o nosso "vizinho"(para não dizer, parente e amigo) aquele serzinho inferior a nós tem que sabeer q fomos "àquele" lugar e ele não.
    Adorei o texto!

    Li o comentário do Cesar, e estou aqui imaginando as baianas, as garrafas de areia, os imâs, e tudo mais...dei muita risada...Mas os da Taís...guardanapo, ingressos...! kkksupera...

    bjs

    ResponderExcluir
  10. Oi Tais
    Eu também já fui turista deslumbrado, hoje com a maturidade sei separar as coisas. Todos os lugares têm suas belezas, mas seus problemas também. Já não compro milhares de lembrancinhas e nem carrego mil malas.
    A unica coisa que ainda não aprendi a controlar são as centenas de fotos que tiro, isso é compulsivo.
    Beijos

    ResponderExcluir
  11. Bom dia,Taís!!

    É um comportamento bem típico!!!
    Parece que só aprendemos a valorizar o que temos, quando estamos longe...bate aquela saudade!!
    Adorei a crônica!!Tão real...tão perfeita!
    beijos!!
    Bom início de semana!

    ResponderExcluir
  12. Taís, nunca andei por terras estrangeiras.Mas concordo em absoluto com você;nos arredores de onde moro existe floresta, lagos, rios, muitos pássaros, muitas frutas... o paraíso dos turistas. Disso eu só sei de ouvir falar, ver mesmo nunca fui.Mas é como aquele ditame popular: a galinha do vizinho é sempre mais gorda que a nossa.
    Abração!
    Conte com minha volta.

    ResponderExcluir
  13. Nossa Tais quanta verdade junta, rsrsr...
    Sai da cidade que nasci, e só agora me dei conta o quanto amava aquele lugar...
    Ah, diz aí, vc uma bruxa ou coisa do tipo!?! Siiimm, sou libra! Agora diz aí uns números, pra quem sabe eu ficar rica da Silva!
    Obrigada viu, adorei suas visitas!
    Bjoos!

    ResponderExcluir
  14. Taís,que crônica interessante,bem suas escritas são extremamente interessantes sempre....Hoje passei pelo blog da amiga Malu e li seu texto Nós,Mulheres,fantástico.Sempre digo a você que ser poeta é ser rico,pois pode dizer o que sente e o que faz os leitores sentir.Sem mais palavras.Um grande beijo!

    ResponderExcluir
  15. oi Tais,

    adorei esse seu mundo...
    vou me acomodar...se quiser fazer uma visitinha deixei a porta aberta,pode entrar...

    beijinhos

    ResponderExcluir
  16. Verdade! Muito bem observado e registrado.
    Beijos e bom dia!
    Carla Fdisendegernanda

    ResponderExcluir
  17. olá, Taís !
    conheci seu blog através da Malu ,fiquei maravilhada com seus textos,são perfeitos...
    sucesso pra você !!

    abraços.

    ResponderExcluir
  18. Em todo lugar que vou quero morar.
    Belo texto. Parabéns!
    Kenny Rosa

    ResponderExcluir
  19. Acho que todos nós passamos por essa fase de turistas deslumbrados.
    Uma coisa que ainda consegue me encantar nas viagens é a paisagem diferente.
    Beijos.

    ResponderExcluir
  20. Amiga!
    Ando com saudades de ser turista!!! rs
    Beijos meus, lindona!

    ResponderExcluir
  21. Eu acho que tem uma mistura de sensações aí, Tais. Tem o desejo de mostrar que a gente é cosmopolita, tem o deslumbramento, tem o estranhamento e tem a bobice mesmo. hahahah! Um senhor da minha cidade certa vez foi à praia com a nossa família. Acho que o meu pai o levou só para sacanear depois. Ele só havia ouvido falar do mar, nem de televisão conhecia. Ficou tão pasmo que trouxe para casa várias garrafas (de coca tamanho família) cheias de água salgada. Dizia que se não o fizesse ninguém iria acreditar. hahahah! Eu já comprei até aquelas camisetas (risíveis hoje): escritas: "estive em tal lugar e lembrei-me de você." Abração, Tais. paz e bem.

    ResponderExcluir
  22. Oi Taís,
    Como eu moro numa cidade agitada, procuro sempre lugares mais retirados e calmos para passear e, confesso sempre fico com vontade de morar lá (rssss).
    Mas, com todos os defeitos que eu possa encontrar por aqui, eu adoro a minha cidade, e sempre dou uma de turista, pelo menos no que se refere às fotos que vivo tirando.
    BJs.

    ResponderExcluir
  23. Não posso dizer que já fui dessas também, porque nunca viajei para fora do Brasil, mas outro dia, caminhando no Condomínio onde moro, pude contemplar um entardecer que , tenho certeza, em lugar nenhum do mundo ele vai aparecer !!! Foi um momento sublime que me fez pensar: "Deus só pode ser brasileiro!"... Um beijo grande neste seu coração abençoado.

    ResponderExcluir
  24. Taís, acho que já lhe disse isso em outra ocasião, (não me lembro se via e-mail ou comentário) - tenho amigos que conhecem o mundo inteiro mas, do seu próprio país, só conhecem as grandes capitais, ou as cidades e balneários mais badalados. Quanta incoerência!

    Isso é como morar numa casa plena de personalidade, bela, que possui inúmeros cômodos, - um completamente diferente do outro, e com sua própria história -, mas jamais sair da sala-de-estar. rsrs Nunca subir as escadas para ver o que há lá em cima; jamais ir ao sótão ou ao porão; não ter noção do que se avista do telhado; ignorar as flores, delicadas ou espinhosas, que colorem o próprio jardim e os frutos doces ou ácidos que inundam o seu quintal...

    Há um poema em que digo: Como sair de casa se dela nunca saí? Não vou a nenhum lugar sem mim! Acho que posso afirmar que conhecer a própria casa (por dentro e por fora) é a grande viagem. É a viagem que nos permite ir além. Porque depois, é possível ir a qualquer lugar do mundo e vê-lo como realmente é. Penso que é por isso, há turistas e... turistas.

    Como sempre, amiga, uma excelente crônica.

    Bjs, querida. E inté!

    ResponderExcluir
  25. Querida Taís, escreve divinalmente.
    Excelente texto. Os turistas são iguais em qualquer parte do mundo.
    Existirá melhor lugar para passar férias do que o seu próprio país?
    Por norma há a febre de conhecer outros países, sem conhecer primeiro o nosso.
    O mercado do turismo é uma exploração mas existe quem goste...
    Adorei o seu texto. Tem realidade.
    Bom fim de semana.
    Bjito e uma flor

    ResponderExcluir
  26. Olá Taís,
    Eu aqui de novo.
    Tem um convite pra você lá no "Guardados e Achados".
    Bjs.

    ResponderExcluir
  27. Excelente minha amiga. Eu adoro viajar mas sou franca sabe-me tão bem quando regresso a casa, não há como o nosso cantinho.
    Bom fim de semana
    beijinhos
    Maria

    ResponderExcluir
  28. Turistas são muito engraçados! Também viro criança em outras cidades.
    Bjoo!!

    ResponderExcluir
  29. Bem lembrado Tais, sempre queremos lembrar,que por lá estivemos,talvez nem sejam as lembranças que queremos trazer ,mas sim deixar
    nossas marcas pelos lugares que passamos.
    Também bem lembrado, desde que não seja destruição, haja vista, como disse, nosso “Planeta” é um lugar encantador...
    Adoro ler tuas crônicas sempre descubro e aprendo muito com elas...
    Tua eterna fã...Izildinha

    ResponderExcluir
  30. Olá Taís!

    Sua crônica retrata muitíssimo bem essas facetas dos turistas, alguns com preferências bem exóticas. Penso que o ser humano seja ele de onde for, ou onde quer que vá, ele tem uma necessidade ou uma fixação pelo registro "material" de suas passagens, além da memória natural, seja para exibí-lo a outrem, ou para guardar para si mesmo, como se duvidasse da própria capacidade de armazenar o que pode ter representado um momento importante, especial. Invertendo os papéis, acho que cada mania com seu louco (risos). Eu particularmente não aprecio nada de bugingangas, souvenir, estas coisas, mas faço questão absoluta de registrar em fotos e muitas, cada lugar que passo.

    O outro aspecto que você abordou brilhantemente, sobre valorizar as belezas que temos bem pertinho de nós, isto sim é realmente muito interessante, pois pode ser através de um olhar mais atento para o que nos acerca, que derrepente descobriremos mais encanto para nossos dias.
    Parabéns por tão bela crônica.
    Um grande abraço,
    Celêdian

    ResponderExcluir
  31. Muito bom mesmo esse seu texto.
    Ha uma frase em ingles que diz "A man's home is his castle" - ou seja - " O Lar de um homem é seu castelo" Nada explica melhor essa sensação de aconchego e proteção que nossa morada nos da, certo?
    OBS: a frase diz "homem" por machismo de quem a criou... entende-se "pessoa" que fice neutro.

    ResponderExcluir


Muito obrigada pelo seu comentário
Abraços a todos
Taís