3 de novembro de 2008

ANOREXIA: UM ALERTA AOS PAIS

- No espelho...


-Taís Luso 


Infelizmente somos reféns de uma sociedade, que estipula padrões para tudo. E pagamos um alto preço quando entramos em canoa furada.
Geralmente pessoas anoréxicas têm uma obsessão por um tipo de beleza: a magreza. Supervalorizam um corpo magro adquirindo uma fobia por quilos extras, um medo exagerado de ficarem gordas. Poderia se dizer que, até aí tudo está bem, cada um com seu gosto. Mas não é bem assim, a anorexia é uma distorção da imagem real.
Sabe-se que são fatores psicológicos, sociais, culturais e uma predisposição genética que levam ao desenvolvimento da doença.
A anorexia tem certos rituais: o que comer, onde e quanto. A contagem das calorias a serem ingeridas está presente nas 24 horas do dia: 200 calorias! E o emagrecimento é rápido e calculado: as pessoas comem e ‘devolvem’, tomam diuréticos, laxantes e se exercitam em excesso. Contam os dias, e cada dia é uma vitória quando perdem os quilos fixados. Tratar a anorexia é coisa para terapeutas e clínicos, não adianta família, conselhos e um papo amigo:
Come, minha filhinha, você é linda, um mulherão, deixa de bobagem!
O tratamento é demorado e deve ser acompanhado para prevenir as recaídas, que ficam em 25%.
Para a família, é difícil perceber o problema devido a vários fatores. No convívio diário não se percebe que a jovem está em processo de emagrecimento, ela passa a usar roupas folgadas e não fala em comida. Muitas delas se isolam da família nos horários das refeições. Dizem que já comeram.
A pessoa anoréxica não interrompe o processo de emagrecimento, pois ao olhar-se no espelho obtém uma visão distorcida de seu corpo. Essas pessoas enxergam-se sempre gordas: uma distorção das formas almejadas. Com o tempo, o processo de emagrecimento torna-se mais rápido, pois o corpo não tem mais de onde tirar nutrientes para suprir a falta diária. Não tem mais nada armazenado.
Nesse ponto a família começa a perceber o problema, quando a saúde já está comprometida: depressão, ansiedade, hipotensão, anemia, redução da massa muscular, falta de menstruação - pela baixa hormonal, intolerância ao frio, desidratação, osteoporose e, mais tarde, a infertilidade. Nessa fase, já tarde, é que começam os tratamentos para o alimento ser reposto, gradativamente. Em casos especiais, com risco de morte. Então é preciso internação hospitalar.
Bonito é um corpo saudável. Acontece que muitas jovens são instigadas a ficarem na base da saladinha e de um anêmico peixinho insosso. Aos nossos olhos, desfila em muitas passarelas um apavorante desfile de meninas em formação, comendo montanhas de verdes, o que nos deixa em estado de perplexidade... Mas a culpa não é delas: elas são as vítimas.



 -

4 comentários:

  1. Olá, Tais,

    Pude ver que você visitou "minha casa", volte sempre e deixe sua opinião sobre o que achou, isso nos ajuda a melhorar!!!

    Gostei do seu blog! Entre várias, esta postagem me chamou a atenção, estou pensando em fazer uma postagem como esta. Ao contrário de você, não acho que os mais atingidos sejam os famosos porque têm que mostrar uma boa forma, mas, os que estão do outro lado da telinha, pois as pessoas costumam imitar demais o que veêm na TV e infelizmente se deixam levar por isso.
    Sabemos que o que na verdade importa é tentar alertar sobre esta doença e conseguir ajudar a algumas pessoas.
    Parabéns pela postagem!

    ResponderExcluir
  2. Anônimo19:16

    Oi, Lola, gostei muito de tuas visitas nos 2 blogs.

    Olha, nós estamos dizendo a mesma coisa! Falei bem no começo, que as meninas que não estão na 'vitrine' espelham-se nas manequins, artistas, bailarinas etc. Em suma, é o sonho de muitas: serem iguais às famosas. Esta doença não escolhe classe social, mas começa por mexer com a vaidade humana. Depois segue com mil complicações.

    Um beijo, amiga, obrigada!
    Tais

    ResponderExcluir
  3. Olá... Encontrei seu blog por acaso.. e estou aqui.. a comentar.. Vc faz parecer.. que os meus problemas.. possam parecer tão simples... Como se fopsse so estralar os dedos... e eu pudesse voltar ao normal.. sab pq mtas meninas como eu morrem anualmente: O tratamento nem sempre e acessivel.. a droga de uma conseulta com um pisicologo eh R$ 160,00 cada.. e os medicaments antidepressivos um absurdo...
    Mais em fim... gostaria... de que vc vizitasse meu blog... vc seria mto bem vinda... Vc entenderia como mta de nos se sentem... e nem sempre eh a beleza q colocamos em primeiro lugar qdo chegamos a essa decisão

    ly.anna.zip.net


    bjokas

    ResponderExcluir
  4. Oi, Anna, já salvei teu blog para lê-lo por inteiro. Após, te enviarei um e-mail, OK?
    Não sabes o quanto fiquei gratificada com tua visita...

    beijos, querida. Até mais.
    tais

    ResponderExcluir


Muito obrigada pelo seu comentário
Abraços a todos
Taís